Pouco sabemos desta raça nacional de Marrocos, a qual os cinófilos deste pais atribuem ótimas qualidades de cão guardião e defensor.
O branco é a cor preferível para este cão, mas ele existe em várias cores. A pelagem é densa e tem todo o aspecto de um velo de carneiro. Deste modo, oferece ao animal proteção contra o calor diurno do deserto e contra o frio da noite nos montes Atlas.
É uma raça marroquina de cães usada como cão de pastoreio, protegendo rebanhos de ovelhas e cabras. Possui habilidades de caça e um bom faro. Em sua terra natal, o Marrocos, costuma ser usado para caçar em parceria com o sloughi, que persegue as presas que o aidi localizou pelo faro.
Muito ativo, o Aidi não é um cão para viver em apartamento. Recomenda-se casas com quintal grande, ou áreas rurais, para que ele possa se exercitar, correr e gastar sua energia. Se o quintal não for muito generoso, o ideal é levar o cachorro para longos passeios diários.
Protetor por natureza, o Aidi é um excelente guardador de rebanhos. O cão também é utilizado para caça e como farejador. Por ser muito independente, recomenda-se donos experientes.
Altura:De 52cm a 62cm
Peso:De 20kg a 25kg (pode variar )
Grupo:Grupo 2 – Molosso, Montanhês
Grupo:Grupo 2 – Molosso, Montanhês
Funções:Guardião, defensor e pastor
Pêlo:pelo denso, áspero, semilongo, com exceção das orelhas e da cara, onde o pelo é curto e fino. Traz no pescoço e na garganta pelo em forma de juba, especialmente os machos. Os culotes e a cauda são cobertos por pelos longos e abundantes
Cor:variada. Fulvo, marrom ou preto. Vale lembrar que essas cores podem ser manchadas com branco
Nome de origem:Aidi, Cão do Atlas, Aïdi, Chien de Montangne de l’Atlas
País de origem:Marrocos
Registro FCI:247