História
A primeira menção à raça que hoje conhecemos como Afghan hound se encontra num papiro, datado aproximadamente de 400 a 3000 a . C, achado nas proximidades de Jebel Musa, localizada na pequena península do Sinai, entre o Golfo de Suez e o Golfo de Akaba, local que fazia parte do antigo Egito. Neste documento o cão é mencionado como hábil caçador e muito aceito pela nobreza. Em túmulos do vale do Nilo também foram encontradas reproduções destes animais. Acredita-se que inicialmente tenha sido presente de um Sheik a Mênfis, tendo recebido o apelido de cara de macaco.
Não se sabe exatamente quando a raça se instalou na parte norte do Afeganistão como também não foram encontrados traços de sua passagem pela Arábia ou pela, Pérsia- vias naturais de acesso.
Apesar de confirmada a origem Egípcia, há dúvidas se o Afeganistão fez grandes contribuições para o desenvolvimento da raça. Criado num país montanhoso e vivendo em regiões altas, onde invernos são especialmente severos, o Afghan pouco mudou em suas características marcantes. Pelagem compacta, sedosa, de textura fina e cobrindo todo o corpo; orelhas pendulares e um topete de pelagem sedosa no alto da cabeça. Outra característica hereditária da raça é a sua acomodação a qualquer tipo de temperatura- isto porque além de invernos gelados, o Afeganistão possui verões muito quentes.
Dotado de uma excelente visão e grande velocidade, era o cão mais indicado na caça a leopardos e na perseguição a gazelas e coelhos selvagens
O Afghan Hound é um cão de aparência nobre, elegante, forte, de expressão "oriental" e imponente. Como o próprio nome da raça sugere, o Afghan Hound é um galgo de origem afegã, descoberto pelo mundo ocidental no século XIX. Seu passado mais remoto, entretanto, é pouco conhecido.
As especulações sobre a origem da raça são muitas, e alguns acreditam que o Afghan Hound já existia no Egito há milhares de anos. Originalmente utilizado para a caça, os Afghan Hounds são versáteis, rápidos e muito ágeis. Sua cabeça é alongada, o stop é leve ou inexistente, e a mordedura deve ser em tesoura ou torquês. As orelhas do Afghan Hound são de inserção baixa, bem próximas à cabeça e cobertas por uma linda pelagem, longa, fina e sedosa.
No focinho tem pelagem curta, e sobre a cabeça tem um lindo topete.
De grande porte, os Afghan Hounds machos devem medir entre 68 cm. e 74 cm., na altura da cernelha. Já a altura das fêmeas deve ficar entre os 63 cm. e os 69 cm.
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA
Com sua elegante aparência e porte altivo e aristocrata o Afghan tem conquistado muita gente e é tido por muitos como "O REI DOS CÃES".
A sua pelagem longa e sedosa, cresce gradativamente e chega ao auge quando o cão completa 3 ou 4 anos. O filhote possui apenas uma penugem por todo o corpo de textura lanosa, e um característico bigode que geralmente cai após os 12 meses.
O corpo é esguio e os ossos ilíacos aparentes, características que o tornam muito veloz. É um cão atlético e necessita de exercícios constantes. Talvez por um reflexo de seu passado de caçador, um Afghan pode fugir em disparada se tiver oportunidade.
De temperamento reservado e muitas indiferentes com estranhos, é tido como um cão independente. Porém como as demais raças, é muito apegado ao seu dono, com quem gosta de compartilhar os passeios ou descansos no sofá, a sua coma predileta.
Gosta de viver em grupo, principalmente com outros Afghan. Mas também convive com outros cães tranqüilamente . o Afghan só costuma atacar outros cães se for provocado.
Outra característica marcante na raça é a expressão original e o olhar distante, como se tivesse recordando os tempos passados. Daí vem a frase que todo criador fala: "UM AFGHAN NUNCA OLHA PARA VOCÊ, , E SIM ATRAVÉS DE VOCÊ."
CUIDADOS ESPECIAIS
Para que o cão possa Ter a pelagem completa é necessário aguns cuidados especiais de seu dono. Os banhos devem ser semanais ou no máximo a cada dez dias. Um banho bem dado, com produtos de boa qualidade dispensa as escovações durante a semana. A raça não requer tosa, mas pode ser feito o trimming no dorso e pescoço, pois neste lugares a pelagem é mais curta e lanosa.
Uma alimentação balanceada, como uma ração de boa qualidade, e exercícios constantes é o suficiente para se Ter um animal em boas condições.
Deusinha, amei seu blog... está lindo.
ResponderExcluiraubrigada
ResponderExcluir